SERIA O VLOG UMA PSICANÁLISE MODERNA? …………………………………………………………………………

“É na palavra e pela palavra que o inconsciente encontra a sua articulação essencial.” (Sigmund Freud). Já faz alguns meses que o amigo e Diretor de Cinema Eduardo Ameruso insiste no fato de que tenho que fazer Vlog. Afinal de contas, já que escrevo minhas crônicas para vocês aos domingos, aproveitaria o fato de termos os equipamentos necessários, as câmeras e dominarmos a tecnologia Web para produzir um vídeo. Só havia um detalhe: teria que descobrir o que eu gostaria de falar ou mesmo o que roteirizar de algumas de minhas crônicas para o meu Vlog.

Peço desculpas pela redundância quando me refiro a vídeos para Vlog para aqueles que já estão familiarizados e acompanham postagens de alguns “vlogueiros”. Contudo, considero importante falar um pouco do que é um Vlog e, por conseguinte, de seu enorme crescimento na Web. O mais conhecido site de hospedagem desses vídeos é o famoso YouTube lançado em 2005. Vlog, Videolog, Videoblog ou Videoblogue nada mais são do que Blogs ou Weblogs cujo conteúdo principal são vídeos. Ao contrário do Blog onde se encontra basicamente textos e/ou fotos, o Vlog é um espaço para se postar vídeos geralmente pessoais ou de terceiros. No entanto, o Vlog segue o mesmo princípio e objetivo do Blog, ou seja, da verdadeira liberdade de expressão sem maiores preocupações com a linguagem ou minimalismos perfeccionistas de edição ou design. É algo livre, para amadores, algo para ser feito rápido, um modo de fácil comunicação, coisa que pode e geralmente é feita utilizando câmeras digitais, celulares que gravam filmes, webcams, handycam e etc. O Vlog assim como o Blog é a forma encontrada para os não profissionais das áreas de web design e audiovisual que querem e sentem a necessidade de se comunicar “sem censura” e sem estarem acorrentadas e aprisionados a um “método travado da TV” de uma maneira “low cost” (baixo custo).

Com o avanço da velocidade da Internet e por conseqüência da acessibilidade de câmeras portáteis de alta definição e softwares de edição de vídeos e imagens que qualquer pessoa com um pouco de exercício e prática consegue aprender a utilizá-los facilmente em um final de semana, quebrou-se a barreira de se fazer um vídeo. Ressalto mais uma vez que estamos tratando aqui de uma produção amadora e independente na qual qualquer pessoa pode executá-la sozinha em sua própria casa. Obviamente não será uma produção Hollywoodiana que diga-se de passagem, seu objetivo nem é esse mesmo. Para isso nós temos os filmes nos cinemas e os estúdios da Universal Studio. Não afirmo aqui, do mesmo modo, que a TV e os equipamentos profissionais irão à extinção. Apenas enalteço o fato de que hoje com um Iphone 4 ou mesmo com sua câmera fotográfica portátil da Sony é possível alcançar ótimos resultados, “quase” parecidos com as produções televisivas mais elaboradas. A única diferença real que observo, são os profissionais que estão por trás dessa produção. Os equipamentos em si, sejam eles amadores, semi-profissionais ou profissionais, atingem quase todos os mesmos resultados. Assim como um piloto de F1, não basta um bom carro ou um bom equipamento para se fazer a melhor volta, a peça fundamental de tudo isso é quem está guiando o carro ou operando a câmera (produção).

Entretanto, quero deixar claro, o fato de que quando me refiro a “liberdade de expressão” através do Blog ou do Vlog, não me refiro a eles no sentido pejorativo, não estou dizendo que essa liberdade é sinônimo de conteúdo ruim, até porque é de consenso geral que ultimamente o que mais assistimos na TV é a produção de muito lixo emburrecedor. A verdade é que com os Vlogs e especialmente com o surgimento do YouTube que é o maior canal de vídeos do mundo, não são apenas os atores, atrizes, repórteres, políticos, artistas e famosos que tem o direito de falar para o povo. A Internet e o Vlog concederam a nós cidadãos comuns o direito de falar para o mundo.

E, pelo fato de ter externado para o Edu Ameruso minha vontade de apresentar um programa de TV, ele sempre insistiu e me incentivou no fato de fazer o meu Vlog. Que muitos que estão hoje na TV se construíram através da grande audiência e sucesso que fizeram através de seus vídeos amadores no YouTube. Todavia, complementando, como já disse anteriormente de modo genérico, sobre minhas últimas reflexões e mudanças de valores, especificamente tratando de uma delas, é o fato de estar cansado de sempre ter vivido na vida real um personagem que não sou eu. De sempre ter que passar a imagem de bom filho, bom aluno, bom namorado, bom empresário deixando de lado o meu verdadeiro EU e vivendo a vida das minhas empresas e meus negócios por interesses profissionais dos mais diversos. A descoberta da perda ou da não existência de uma individualidade livre de pré-conceitos e dogmas incomoda e chega a ser até assustadora.

Sendo assim, muito embora muitos psicólogos e profissionais da área possam discordar de mim afirmando que tenho que fazer mais terapia, e que tudo que disse no parágrafo anterior é fruto da minha imaginação, resolvi que vou fazer um Vlog, para falar aquilo que quero e não posso no dia a dia, para extravasar um pouco de minhas idéias, valores e principalmente externar minha indignação com a tal “hipocrisia e falsidade necessárias” para se ter um convívio saudável em sociedade. Quero dizer aquilo que todo mundo pensa ou sabe e que de certa forma despreza ao vendar os olhos coagidos pela falta de coragem das conseqüências advindas dessa exteriorização ou mesmo por temor da censura silenciosa e maldosa da sociedade. Enfim, já iniciei com o meu Blog, onde falo sobre assuntos não correlatos, mas que me dão na telha naquele momento. Agora partirei para o Vlog. Em pouco tempo anunciarei a vocês o vídeo piloto do meu Vlog onde espero que assistam e peço que façam muitas críticas e elogios. Esse será o pequeno espaço em minha vida que permitirei reservar para isso. Através do livre-arbítrio que me foi dado por Deus e segundo o dilema da causa e conseqüência, optei por fazê-lo porque já descobri a causa. Agora, a conseqüência dessa escolha principalmente com relação aos temas e críticas que farei segundo meus princípios ideológicos, em breve descobrirei, e, mesmo com um impacto positivo ou negativo me dispus a carregá-la.

Contudo, para finalizar minha crônica desse domingo e explicar o título desse texto, ao pensar no Vlog e assistir muita coisa que está sendo produzida e postada diariamente no YouTube, me indaguei sentado em minha ignorância, se o Vlog não seria um método moderno da psicanálise desenvolvida por Sigmund Freud. De modo bem superficial e leigo, Freud não apresentou o modelo da psicanálise como um método “terapêutico” onde há pouca intervenção do psicanalista para que o paciente possa projetar seus pensamentos e sentimentos no psicanalista, e, com isso, através do que ele chamava de processo de transferência, o paciente poderia reconstruir e resolver muitos conflitos reprimidos (causadores de sua doença) ao falar através da palavra para o psicanalista que “apenas” estaria ali como ouvinte, e, assim, conseqüentemente o paciente ao falar e se escutar conseguiria através da interiorização e estímulo do subconsciente descobrir e encontrar a causa de seus conflitos? Pois bem. Numa analogia bem grosseira desse louco que lhes escreve, acredito que o método tão contestado e combatido de Freud nunca foi tão aplicado subjetiva e inconscientemente através do Vlog. Tendo em vista o fato que mesmo seguindo uma idéia, opinião ou conceito interiorizados que se pretende externar no Vlog, precisamos falar, colocar para fora, com a única diferença de que ao invés de estarmos deitados em um divã com a presença de um psicanalista, o fazemos em qualquer lugar na presença de um tripé e de uma câmera. Para os que já tem mais experiência em Vlog, após ou durante a gravação do que estão falando nunca pararam para refletir mais profundamente a respeito do que estão ou estavam dizendo? Então, mais uma vez peço escusas pela minha ignorância em psicanálise e sobre a obra e teoria do famoso médico neurologista judeu-austríaco Sigmund Freud, mas, será que em alguns casos através do Vlog após quase um século da fundação da psicanálise, não estaríamos praticando-a indiretamente em frente às câmeras?

Um ótimo domingo e um excelente início de semana a todos vocês!!!

mathias@mn11.com.br
HTTP://www.twitter.com/grupomn11
http://www.mn11.com.br

http://www.twitter.com/mathiasnaganuma

Twitter Pessoal: @MathiasNaganuma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima